Jumirim tem sucesso com a Campanha “Saúde do Homem”

A Prefeitura Municipal de Jumirim, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, realizou no final de novembro até meados de dezembro de 2017 a Campanha “Saúde do Homem 2017”,de acordo com a Lei nº 177 de 18 de Fevereiro de 2002.

A campanha é realizada anualmente e visa divulgar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Seu objetivo principal é o combate da doença através de exames preventivos, doença silenciosa que pode iniciar sem sintomas, mas se detectada precocemente tem menores chances de sequelas e maiores de cura.

A Secretaria de Saúde e Vigilância de Jumirim, através da Secretária Sra. Márcia Maria Nicoletti Bertola,a enfermeira Maria Izabel Gonçalves e sua equipe, não mediram esforços para realizar a campanha, como demonstra o grande número de adesões dos homens Jumirienses, mobilizando a população através de convocações nas empresas do Município, nas zonas rurais em visitas domiciliares da enfermagem e na própria Unidade Básica de Saúde.

A Secretaria de Saúde contou com a equipe Dr. Thiago Mussato Carcinoni, urologista, sendo programada a coleta do exame PSA (Antígeno Prostático Especifico) para diagnosticar o câncer de próstata de todos os participantes num total de 262 homens e após em segunda etapa a consulta com o urologista.

Deste total, 17 não concluíram a segunda etapa, restando 245 homens que participaram efetivamente da campanha, e 06 deles  foram encaminhados para a realização de exames complementares objetivando a continuidade do diagnóstico, conforme os resultados obtidos serão acompanhados nas referências do Município.

Estatísticas:

Total de homens participantes:……………………………………………………. 262

Faixa etária dos participantes:

40 a 49 anos = 96

50 a 59 anos = 78

60 a 69 anos = 57

70 a 79 anos = 23

80 a 89 anos = 06

90 a 99 anos = 02

Raça:

Branca = 203

Pardo =   41

Negra =   18

Comorbidades:

Fumantes =    40

Hipertensos = 85

Diabéticos =    24

Participantes de campanhas anteriores:………………………………226

Primeiro ano participando:………………………………..           ……….36

Faltaram à consulta com urologista:. ……………………………………17

Mais um ano com resultados excelentes, com a detecção precoce conseguimos dar qualidade de vida aos pacientes e um tratamento adequado para cada caso.

Parabéns equipe e parabéns homens Jumirienses pela confiança.