Proteja seus Olhos

Saúde - Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018


Proteja seus Olhos

A Secretaria de Saúde de Jumirim e Vigilância em Saúde, está participando do Censo do Tracoma em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde – Centro de Vigilância Epidemiológica Professor “Alexandre Vranjac – Divisão Técnica de Oftalmologia Sanitária para crianças de 01 a 09 anos de idade. As crianças que frequentam as creches municipais e a EMEB Mario Covas já receberam a autorização para a realização do exame. Já as crianças de 01 a 03 anos que não frequentam a creche, a Secretaria de Saúde vai estar entrando em contato para o agendamento do exame.

O exame será feito por profissionais da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde e é indolor.

O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis. Ocorre principalmente em crianças, possui fácil tratamento, mas necessita de tratamento, as lesões que provocam o atrito da pálpebra com a córnea, que prejudicam a visão, levando a cegueira.

Em muitos casos a doença pode não apresentar sintomas, mas é importante ficar atento aos olhos se estiverem vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando, com sensação de areia e intolerância à luz.

Sua transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos com tracoma de uma pessoa para outra, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches. Objetos contaminados, roupas de cama, lenços e toalhas também podem transmitir a bactéria.

Para evitar o contágio, a dica é incentivar e dar exemplo para crianças lavarem as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçarem os olhos, não usarem toalhas ou lenços de outras pessoas e até mesmo evitarem dormir na mesma cama com várias pessoas.

Prefeitura Municipal


Jumirim