Educação - Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018

PREFEITURA PROMOVE PALESTRA SOBRE BNCC

A Prefeitura de Jumirim, através da Secretaria de Educação, promoveu, na última terça-feira, 04, uma palestra para os profissionais da Educação com o tema “Conhecendo a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Planejando com eficiência”, ministrada pelo Prof. Mestre Davi do Carmo Ferreira Silva. O conferencista é graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente é efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo.

O objetivo do encontro foi apresentar os campos de experiências propostos pela BNCC que devem ser desenvolvidos na educação infantil, explicitando a importância que esse conhecimento tem para o desenvolvimento de um trabalho consciente e eficaz.

Na oportunidade, o Professor Davi, mostrou a necessidade de planejar as aulas e atividades, tendo como referencial a nova BNCC e os demais referenciais da educação nacional. Reforçou, ainda que, na educação infantil, muito se discute a importância entre o cuidar e o educar, pois são funções indissociáveis.

Atraiu a atenção de todos, falando da mudança urgente e necessária do novo educador. Abordou temáticas importantes da educação e trouxe à tona o papel do professor na sociedade moderna. Tratou ainda da “nova” criança, da “nova” escola, do respeito à diversidade, do trabalho de forma multidisciplinar, do educador como agente de transformação, da escola do futuro.

De forma dinâmica, mostrou que a escola vem desempenhando novos papéis na sociedade e o professor, assim como todos os profissionais da Educação, têm parcela significativa nesse processo, pois são responsáveis pela mudança de atitude e pensamento dos alunos. Precisam estar preparados para os novos e crescentes desafios desta geração. Conhecer a realidade de vida do aluno e os desafios que ele enfrenta para que se consiga somar a ele.

A Secretária de Educação, Ana Teresa Cinto Fávero, agradeceu a contribuição do professor para a “reflexão da nossa prática pedagógica” e acrescentou: “trabalhar com aprendizagem envolve um contínuo movimento de reflexão, indispensável como forma de vencer as dificuldades de atuação em sala de aula”.