EDUCAÇÃO DE JUMIRIM PROMOVE PALESTRA SOBRE AUTISMO

A Prefeitura Municipal de Jumirim, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, no último dia 31, na EMEB-Jumirim “Governador Mário Covas Júnior”, uma palestra com o tema “Ampliando o olhar sobre o Autismo”, ministrada pela ortopedagoga belga Katrien Van Heurck.

Também formada em Neuropsicopedagogia, Katrien desenvolve desde 1989, primeiro na Bélgica e, a partir de 2011, no Brasil, um trabalho de capacitação e orientação para profissionais e pais de crianças, jovens e adultos com Autismo e Deficiência Intelectual. Dentre outros aspectos, a palestrante enfatizou a necessidade de mergulhar nos afetos do aluno com autismo: descobrir seus interesses, desejos, sonhos, possibilidades, dificuldades, enfim, conhecê-lo bem. O professor precisa descobrir quais habilidades ele já possui e quais precisa adquirir. Podem ser habilidades sociais e acadêmicas, sempre priorizando a comunicação e a socialização.

De acordo com a especialista, na maioria das vezes, os alunos com algum tipo de dificuldade não conseguem acompanhar o material que é passado em sala de aula. Dessa forma, Katrien reforça a necessidade de um trabalho com o objetivo de unir teoria à pratica, avaliando os alunos e buscando adaptar o conteúdo para que o conhecimento seja passado da melhor maneira possível. “O conteúdo precisa ter uma função para a vida do aluno, o currículo precisa ter uma utilidade para a vida imediata e de longo prazo. Aqui está o desafio do educador, pois cada aluno tem suas próprias necessidades”, completou.

Segundo a Secretária de Educação, Ana Tereza Cinto Fávero, “cada criança tem a sua peculiaridade e formas variadas de reagir a diferentes estímulos, por isso merece respeito e atenção à sua individualidade. A escola necessita aprender a lidar com a realidade do educando. Encontros como esse fortalecem o diálogo sobre temas essenciais e, sobretudo, geram empatia, tão fundamental no atendimento aos nossos alunos e às suas famílias”.

 

1

 

 

 

2