Saúde - Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

OUTUBRO ROSA

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

OUTUBRO ROSA

É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

O melhor período para a realização do auto-exame é de 7 a 10 dias após a menstruação, quando as mamas ficam menos inchadas e endurecidas, facilitando o eventual encontro de alterações.

Em pé, na frente do espelho observe ao bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas
Em pé, na frente do espelho levante os braços. Observe se com o movimento aparecem alterações de contorno e superfície das mamas
Deitada, a mão direita apalpa a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves apertando levemente com as pontas dos dedos
Deitada, a mão esquerda apalpa a mama direita. Repita deste lado movimentos circulares suaves apertando levemente com as pontas dos dedos .