.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h

Educação - Quinta-feira, 17 de Maio de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PREFEITURA PROMOVE PALESTRA SOBRE NOVOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

A Prefeitura de Jumirim, através da Secretaria de Educação, promoveu, na última terça-feira, 09, uma palestra para os professores da rede municipal de ensino com o tema “Nova escola, novo aluno, novo professor e muitos desafios”


A Prefeitura de Jumirim, através da Secretaria de Educação, promoveu, na última terça-feira, 09, uma palestra para os professores da rede municipal de ensino com o tema “Nova escola, novo aluno, novo professor e muitos desafios”, ministrada pelo Prof. Dr. Arquilau Moreira Romão. O conferencista possui graduação em Filosofia e História, Mestrado em Educação e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas.

No encontro, o Professor Arquilau, iniciou lembrando o filósofo e pensador Paulo Freire em seu poema “A escola é o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos… é, sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima…”

Atraiu a atenção de todos, falando da mudança urgente e necessária do novo educador. Abordou temáticas importantes da educação e trouxe à tona o papel do professor na sociedade moderna. Tratou ainda da “nova” criança, da “nova” escola, do respeito à diversidade, do trabalho de forma multidisciplinar, do educador como agente de transformação, da escola do futuro.

De forma dinâmica, descontraída e usando muitas metáforas, mostrou que a escola vem desempenhando novos papéis na sociedade e o professor, por sua vez, tem parcela significativa nesse processo, pois é o responsável pela mudança de atitude e pensamento dos alunos. Precisa estar preparado para os novos e crescentes desafios desta geração. Conhecer a realidade de vida do aluno e os desafios que ele enfrenta para que se consiga somar a ele.

Concluindo seu pensamento, instigou o professor a ser ousado, teimoso, aceitar o novo, o diferente, sempre entusiasmando, motivando, orientando e ensinando seus alunos, pois é na sala de aula em que as relações de confiança, respeito e cumplicidade determinam um aprendizado efetivo.

A Secretária de Educação, Ana Teresa Cinto Fávero, agradeceu a contribuição do professor Arquilau para a “reflexão da nossa prática pedagógica” e acrescentou: “trabalhar com aprendizagem envolve um contínuo movimento de reflexão, indispensável como forma de vencer as dificuldades de atuação em sala de aula”.

299 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Jumirim - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.