Saúde - Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2016

JUMIRIM FINALIZA A CAMPANHA DA PRÓSTATA 2016

A Prefeitura Municipal de Jumirim através da Secretaria de Saúde finalizou com sucesso a Campanha da Próstata 2016 no mês de Novembro.

A campanha tem como objetivo incentivar a prevenção e a detecção de câncer de próstata na população alvo.

A saúde do homem entende-se por um amplo conjunto de ações que possibilita o cuidado integral a população masculina e a campanha da próstata implementa as ações da Atenção Básica, todavia é importante ressaltar que esta iniciativa não supre as demais ações, sendo importante que o homem procure os demais serviços como cardiologista, exames de rotina etc.

Neste ano de 2016 atendemos 205 homens com idade superior há 40 anos e destes foram identificados, 38 fumantes, 73 crônicos hipertensos e 27 diabéticos.

A campanha da próstata ofertou além do exame de sangue PSA Livre e Total para cada integrante, possibilitou a todos ainda a consulta com o urologista e identificado alguma alteração no exame físico, a Secretaria de Saúde providência também o exame de ultrassonografia com biópsia prostática, que no caso foi solicitado apenas um, sendo um excelente sinal.

A baixa de exames físicos alterados é um resultado importante que sugere a eficácia das campanhas realizadas anteriormente, uma vez que é sabido, que a prevenção e ou a detecção precoce de nódulos, aumenta a chance de cura da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a todos os funcionários envolvidos em especial a enfermeira da UBS Isabel Gonçalves pelo empenho e dedicação.

Prefeitura Municipal de Jumirim e Secretaria de Saúde trabalhando por futuro ainda melhor.