BOM DIA JUMIRIM, terça 18 de junho de 2019

Saúde - Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019

Cuidados com a Dengue

É essencial fazer do combate ao mosquito uma rotina de toda a sociedade em qualquer época do ano, embora, o verão seja a estação mais propícia para a proliferação do vetor. São medidas simples a serem adotadas, porém, eficientes, como manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água; trocar água dos vasos de planta uma vez por semana; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; e acondicionar pneus em locais cobertos.

No Carnaval se for viajar use repelente, para prevenção da Dengue, Zica e Chikungunya. Pois tem casos em vários municípios.

Sintomas da Dengue

A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Lembrando que a dengue pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar o Centro de Saúde “Braziliano Poggi” para diagnóstico e tratamento adequados.

Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde de Jumirim

Bibliografia

ECONOMIZE ÁGUA!

SE NÃO HÁ ÁGUA, NÃO HÁ VIDA! ECONOMIZE PARA NÃO FALTAR!