BOM DIA JUMIRIM, quarta 20 de novembro de 2019

Educação - Sexta-feira, 30 de Agosto de 2019

EDUCAÇÃO DE JUMIRIM PARTICIPA DE FORMAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PRÁTICA

A Secretária de Educação, Supervisora e Coordenadoras da Rede Municipal de Jumirim participaram da Formação de Gestores, realizada na sede da Secretaria de Educação de Tatuí, nos dias 28 e 29 de agosto. O encontro teve o objetivo de preparar os gestores para a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), definida pelo Ministério da Educação (MEC), que será implantada a partir de 2020, contemplando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio de todas as escolas públicas e particulares do Brasil.

A nova BNCC determina que seja colocada em prática a Educação Integral, cuja concepção deve garantir o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões - intelectual, física, emocional, social e cultural – e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

A Educação Integral (EI) - que é diferente de Escola em Período Integral, quando os alunos têm aulas durante todo o dia - compreende as 10 competências gerais (conhecimento; pensamento crítico, científico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania) e o estudo de sua implantação ajuda na elaboração do currículo de cada escola, levando em conta a individualidade de cada aluno e do meio em que ele está inserido, por meio da avaliação de fatores como localidade da instituição de ensino e o perfil da comunidade.

A Secretária Municipal de Educação, professora Ana Teresa Cinto Fávero, destacou a importância do processo de formação, pois gestores e professores de cada localidade tornam-se responsáveis pela construção do currículo de sua instituição, a fim de trabalhar a integralidade de seus alunos de acordo com a realidade do meio em que vive.

Inscrições para Processo Seletivo para contratação de Estagiários