Assistência Social - Sexta-feira, 30 de Junho de 2023

SECRETARIA DO DENSENVOLVIMENTO E SAÚDE SOCIAL REALIZARAM PALESTRA SOBRE A FEBRE MACULOSA

A parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde marcaram uma palestra importante no CRAS.

A Prefeitura Municipal de Jumirim, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social por meio do CRAS, realizou nesta última quintafeira, 29, mais uma palestra Socioeducativa.

Dessa vez contamos com a parceria da Secretaria de Saúde e com um convidado especial, José Augusto Landucci da Vigilância Sanitária, que palestrou sobre Febre Maculosa, a doença do carrapato.

Todos puderam aprender sobre a vida do carrapato estrela, transmissor da doença febre maculosa, além de tirar as duvidas sobre os sintomas e os meios de prevenção.

Neste período de inverno, período de maior transmissibilidade, a dica é evitar áreas infestadas com margens de rios e lagoas, habitat natural de capivaras, hospedeiros primário da bactéria que causa a doença. Outra dica é ficar atenta aos sintomas, no menor sinal de febre, dor de cabeça, dor no corpo e manchas na pele, procurar a unidade de saúde mais próxima.

A febre maculosa tem cura mas somente se tratada nos primeiros dias de sintomas. A demora no diagnóstico e no início do tratamento faz com que a taxa de letalidade gire em torno de 50%.

Após a palestra, ainda teve uma abertura para que todas as dúvidas fossem sanadas. Logo em seguida, todos os presentes puderam se deliciar com um delicioso café da tarde, servido com muito carinho.

As palestras Socioeducativas acontecem trimestralmente e toda a população pode participar.